top of page

Animais Sinantrópicos

 

Os processos de urbanização ao longo do tempo modificaram o ambiente natural, onde o homem interviu e apropriou-se desses ambientes, alterando-os e interferindo no desenvolvimento de espécies que neles viviam de maneira equilibrada, como mostra a (Figura 1), proporcionando condições facilitadoras para a aproximação da espécie humana com a de outros animais, algumas não desejáveis que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem ou outros. Esses animais que se adaptaram a viver junto ao homem sem que tenhamos feito tal escolha são conhecidos como animais sinantrópicos, originando o fenômeno da sinantropia. Difere dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, etc.), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, etc.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1. Vista aérea do Jardim Paraná, loteamento clandestino situado na encosta da serra da Cantareira, zona norte de São Paulo.

 

 

Neste processo de implantação e crescimento das cidades, surgiu um ambiente artificializado e em desequilíbrio (ambiente antrópico) no qual algumas espécies de animais passaram a depender restritamente do homem para ter condições de se desenvolverem, uma vez que o meio urbano permite que estes animais recebam do próprio homem os elementos indispensáveis à sua sobrevivência como água, abrigo e alimento.

A falta do planejamento urbano, a ausência de políticas adequadas de ocupação do solo, a inexistência de políticas eficazes de tratamento e destinação de lixo são alguns fatores que influenciam na proliferação dessas espécies sinantrópicas nos grandes conglomerados urbanos, principalmente em países em desenvolvimento. Essa convivência acaba gerando prejuízos à sociedade humana.

 

 

 

Referências

 

http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Animais_domesticos_sinatropicos/

 

http://adocao.ubatuba.sp.gov.br/download/AnimaisSinantropicos.pdf

 

www.campinas.sp.gov.br/sa/impressos/adm/FO086.pdf

 

http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=35914

 

 

bottom of page