top of page

Alimentação

 

Os escorpiões são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos, baratas, traças, cupins, aranhas e até mesmo de outros escorpiões. Muitas espécies vivem em áreas urbanas, onde encontram abrigo dentro e próximo das casas, bem como alimentação farta. Os escorpiões conseguem comer quantidades imensas de alimento, mas conseguem sobreviver com 10% da comida de que necessitam, podendo passar até um ano sem comer e consumindo pouca água, quase nada durante sua vida inteira, o que torna seu combate mais difícil.

A presa é capturada e imobilizada pelos pedipalpos enquanto o ferrão injeta o veneno, depois de capturada, a presa é transferida para as quelíceras, onde pouco a pouco vai sendo quebrada e rasgada. A digestão ocorre inicialmente fora do corpo do escorpião através da liberação de enzimas e só depois, quando o alimento está parcialmente digerido, é que ocorre a ingestão (Figura 1).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1 – Escorpião capturando uma presa para alimentação.

 

Habitat

 

Todos os escorpiões atuais são terrestres e podem ser encontrados nos mais variados ambientes. Apresentam hábitos noturnos e procuram lugares escuros para se esconderem durante o dia, junto às habitações humanas, construções e sob os dormentes das linhas dos trens, sob pedras, troncos, entulhos, telhas ou tijolos. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano, em particular no período das chuvas (Firgura 2).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura - 2 Locais de possível proliferação de escorpiões.

 

 

 

 

Referências:

 

Escorpiões, aranhas e serpentes : aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas / Selma Torquato da Silva ... [et al.]. – Maceió : EDUFAL, 2005.

 

Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001.

 

http://www.fiocruz.br/sinitox/media/escorpioes.pdf

 

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/1019-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/animais-peconhentos-escorpioes/l2-animais-peconhentos-escorpioes/13693-descricao-da-doenca

 

http://hypescience.com/os-segredos-do-veneno-dos-escorpioes/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page